Ontem Itabuna celebrou 99 anos de emancipação política. Várias felicitações, homenagens, passeatas, carreatas, inaugurações, memórias e promessas marcaram toda semana que antecedeu o dia 28 de julho.
O auge das comemorações foi a realização do “Tabocas Folia”, na Praça Rio Cachoeira, nos dias 27 e 28, onde diversas atrações musicais animaram os itabunenses. Destaque para a situação e oposição políticas, que se juntaram ao povo.
Mas fica no ar a célebre pergunta: Será mesmo que temos algo a comemorar?
Aqui vivi alguns anos de minha vida. Outros tantos me mantiveram distante. Agora, de volta aos solos grapiúna, percebo tristemente o retrocesso desta cidade. Meu pesar aumenta porque sei que a culpa não são de poucos.
A famosa terra do cacau, ainda, e não sei por que, vivi os tempos áureos dessa iguaria. Momentos em que na cidade circulavam milhões de dólares. Tempos passados, mas infelizmente alguns necessitam manter o status que possuíam. Desculpa, mas isso me incomoda!
Outra coisa que me deixa estarrecida é o descaso dos políticos com a cidade. Se em momentos de glória, Itabuna foi referência em saúde, hoje o descaso atua no município.
Os problemas com saneamento básico e violência são outros absurdos. E quem sofre com tudo isso?
Todos nós. É óbvio, que a população menos favorecida sofre mais. Contudo, os problemas que o antigo Arraial de Tabocas agüenta parecem ser infinitos e de difícil solução. Torço pelo contrário.
Imagino e projeto uma Itabuna mais feliz em 2010. Com comércio ativo, educação valorizada, segurança e saúde de alto nível. Uma terra para seu povo se encher de orgulho. Que a corrupção, a epidemia de dengue e os toques de recolher fiquem no passado. E que no presente valha o bom-senso, o discernimento e o raciocínio crítico dessa gente que sonha, luta e merece uma Itabuna muito melhor.
Que o glorioso São José, padroeiro dessa terra e o bom Deus continuem abençoando todos os itabunenses e todas aquelas pessoas que adotaram este lugar como seu.
Parabéns Itabuna!!!
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário