terça-feira, 28 de julho de 2009

Fim da exigência do diploma faz universidade fechar turma de jornalismo

Pela primeira vez desde 2005, quando passou a oferecer o curso de jornalismo no vestibular de meio de ano, a Universidade de Uberaba (UniUbe), em Minas Gerais, não abriu turma neste segundo semestre por causa do número insuficiente de alunos. A instituição atribui a baixa procura ao fim da exigência do diploma na área para exercer a profissão.

"Normalmente, a procura no meio de ano é mais baixa, mas sempre conseguíamos formar turma. A minha suspeita é que essa decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] tenha deixado os candidatos receosos sobre o futuro da profissão, que acabaram desistindo", avalia o coordenador do curso de comunicação social, André Azevedo da Fonseca.

Houve somente 14 candidatos inscritos para as 30 vagas no curso. "Esse número inviabiliza a oferta do curso. Temos um jornal laboratório, um programa semanal de televisão e uma agência de publicidade, que é integrada ao curso de jornalismo. Manter uma turma tão pequena inviabilizaria o curso."

Alguns desses alunos acabaram se matriculando em publicidade e propaganda. "Como nos primeiros semestres as disciplinas de jornalismo e publicidade vêm de um tronco comum, eles poderão depois pedir transferência", diz Fonseca. Para o vestibular 2010, o curso, que tem mensalidade média de R$ 700, será oferecido normalmente.

Segundo ele, os alunos que atualmente cursam jornalismo na instituição se mostraram bastante seguros em relação à graduação. "Não houve evasão por causa do fim da exigência do diploma. Os estudantes sabem que as grandes empresas vão continuar pedindo formação na área."

Fonte: G1

Agora é só esperar, para ver se outras Instituições também cancelarão seus vestibulares para Jornalismo. O fato é que, os aspirantes à carreira sentiram-se inibidos com a decisão do STF.
E desculpem leitores, mas estou farta desse assunto absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário