sábado, 18 de julho de 2009

Baiano na Reforma Ortográfica

Como alguém consegue pronunciar RUMÁLADISGRAÇA ???

O baiano consegue!

BAIANÊS/TRADUÇÃO

Colé, meu bródi!/Olá, amigo.

Colé, miséra!/Olá, amigo.

Colé, meu peixe!/Olá, amigo.

Colé, men!/Olá, amigo.

Diga aê, disgraça!/Olá, amigo.

Digái, negão!/Olá, amigo. (independente da cor do amigo)

E aí, viado!/Olá, amigo. (independente da opção sexual do amigo)

E aê, meu rei?/Olá amigo.

Ô, véi!/Olá amigo.

Diga, mô pai!/Oi para você também, amigo!

Êa!/Olá, amigo.

Colé de mêrmo?/Como vai você?

É niuma, misere./Sem problemas, amigo.

Relaxe mô fiu./Sem problemas, amigo.

Cê tá ligado qui cê é minha corrente, né vei?/Você sabe que é meu bom amigo, não é?

Bó pu regui, negão?/Vamos para a festa, amigo?

Aí cê me quebra, né bacana./Aí você me prejudica, não é meu amigo?

Aooonde!/Não mesmo!

Vô quexá aquela pirigueti./Vou paquerar aquela garota.

Vô cumê água./Vou beber (álcool).

Colé de mermo?/O que é que você quer mesmo? (Caso notável de compactação!)

Eu tô ligado que cê tá ligado na de colé de merma./Estou ciente do seu conhecimento a respeito do assunto.

O brother tirou uma onda da porra./O cara se achou.

Tá me tirando de otário é?/Está me fazendo de bobo?

Tá me comediando é?/Está me fazendo de bobo?

Se plante!/Fique na sua.

Se bote aí, vá!/Chamada ao combate físico.

Eu me saí logo./Eu evitei a situação.

Shhh... Ai, mainhaaa./Até hoje não se sabe a tradução. Sabe-se apenas que nas músicas de pagode, o vocalista está excitado com sua respectiva amante.

Ôxe!/Todo baiano usa essa expressão para tudo, mas um forasteiro nunca acerta quando usa.

Lá ele! Ou Lá nele!/Eu não, sai fora, ou qualquer outra situação da qual a pessoa queira se livrar ou passar para outro.

Lasquei em banda!/Meteu sem dó nem pena.

Biriba nela mô pai./Manda ver! (no sentido sexual da coisa)

Ó paí ó!/Olhe para aí, olhe!

Essa expressão foi utilizada pela primeira vez pelo capitão português Manoel da Padaria à frente da Nau Bolseta, que por infortúnio (leia-se burrice) perdeu-se da frota portuguesa no caminho para as Índias e veio parar na Bahia; desde então foi resgatada pelo povo baiano, assíduo leitor de Camões, já que se trata de um texto apócrifo dos Lusíadas, que nem os portugueses sabiam (nenhum jamais concluiu a leitura do clássico). É muito usada por aqui, tanto que virou filme, peça teatral, música, marca de refrigerante, água de coco, barzinho, cerveja, igreja...


Num tô comeno reggae!/Não estar acreditando ou dando muita importância.

Num tô comeno reggae de (fulano)!/Não estar com medo de provocação/ameaça de (fulano)

Tome na seqüência misere./Tomar o troco de algo ruim que você fez.

Eu quero prova e R$ 1,00 de Big-Big!/Não acreditar. O Big-Big é um chiclete muito valorizado por pessoas de todas as classes.

Sai do chão!/Frase típica e predileta das bandas de axé. O intuito da mesma é de que indivíduo se agite e curta o som tocado em questão.

Rumálaporra!/Agir violentamente contra alguém ou algo.

Rumáladisgraça!/Agir violentamente contra alguém ou algo.

Picá a porra!/Agir violentamente contra alguém ou algo.

Ei, ó o auê aí ô!/Tida como única frase universal a utilizar apenas vogais e ter sentido completo, significa parem de baderna.

Bó batê o baba?/Chamar os amigos para uma partida de futebol.

Bó pu reggae?/Chamar os amigos para a balada.

Salvador é também conhecida por ser uma cidade cujo dialeto deu um lar aos mais diversos impropérios do cancioneiro popular local.

Possivelmente você um dia já foi convidado a visitar a Casa da Porra, a Casa do Caralho, a Casa da Desgraça!

Lá também existe a Casa de Noca que ninguém sabe onde fica, mas sabe-se que lá sempre o couro come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário