terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tecnologia, Segurança, Conquista

As três palavrinhas que intitulam este texto dizem respeito aos últimos assuntos mais comentados em todo o país. A escolha não foi difícil porque sabia que estava em débito sobre as questões que farei menção.

Como já é sabido, utilizo este espaço para falar sobre UM POUCO DE TUDO! E que tal juntar Pré-sal, Enem e Olimpíadas Rio 2016 num misto de opiniões favoráveis e contrárias as polêmicas que circundam estes assuntos?

TECNOLOGIA/PRÉ-SAL

O Pré-sal é sem dúvida o maior acontecimento na área tecnológica que o Brasil pode ter conhecimento. O governo federal, por meio da Petrobrás, descobriu reservas de petróleo no litoral brasileiro encontradas na camada pré-sal, ou seja, em áreas com profundidade que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d’àgua e entre 4000 e 6000m de profundidade no subsolo, chegando, portanto, a 8000m da superfície do mar.

A descoberta envolve o uso de novas tecnologias de exploração e deu ao país o título de primeiro local no mundo a ser identificado reserva petrolífera na faixa pré-sal. Aumentando assim, nossas reservas de 14 para 33 bilhões de barris por ano, com probabilidade de 50 a 100 bilhões de barris.

Não podíamos esperar melhor notícia para o desenvolvimento do país. Até que, a ganância e o poder tomaram conta do cenário nacional ao se discutir quem deve administratar o pré-sal, haja visto que a Petrobrás, não detém mais o monopólio do petróleo.

Fomos bombardeados com uma série de informações que iam da descoberta, extração, administração, até chegarmos no debate sobre a Nova Lei do Petróleo. E o povão, o que achou de tudo isso? A eles nada foi questionado.

E estes certamente devem estar achando que todo o dinheiro arrecado com o pré-sal será investido em obras sociais, na melhoria da qualidade de vida, no desenvolvimento tecnológico nacioanl. Penso que tudo não passa de ilusão. Para mim, o que ficou de tudo isso é a mesma ladainha de sempre: Poucos com muito e Muitos sem nada. Torço para que o tempo me dê uma resposta melhor.

SEGURANÇA/ENEM

Quando li sobre o furto das provas do Exame Nacional do Ensino Médio fiquei passada. Até agora nem sei direito o que mais me chocou em toda essa história. Nunca, nem em minhas imaginações mais perversas e cruéis, me passou pela cabeça a ocorrência de um fato de tamanha repercussão como este.

Sei que não é a primeira vez que provas de concursos são roubadas, mas com o Enem é diferente, ao menos era assim que eu pensava. São mais de 4 milhões de pessoas envolvidas e esse numero só revela os inscritos para a realização das provas.

A questão toda é a forma como as coisas se deram. Dois indivíduos entraram em contato com uma repórter da Folha de São Paulo, para vender o teste por 500 mil reais. A repórter verificou as provas, entrou em contato com o ministro da Educação, Fernando Haddad e denunciou o fato. Em seguida viu que seu furo gerou o cancelamento do exame, que alterou a rotina de muitos estudantes.

Mas como o Ministro mesmo disse, e aí eu concordo com ele, melhor cancelar antes dos alunos ter feito a prova. O trauma seria menor, mas não é só isso. O que nos deixou estupefatos foi a falta de segurança com algo tão sério e rigoroso, que envolve tantas pessoas.

Essa foi a impressão que ficou nos primeiros momentos, pois hoje, quando somos diariamente atualizados comas informações sobre o caso, notamos que existe um forte esquema de segurança. Então, o que deu errado? A soberba do ser humano, o jeitinho brasileiro...

Infelizmente estamos acostumados a querer ter as coisas de maneira mais fácil. Isso é o que penso dos caras que quiseram vender a prova. Mas e aqueles professores que levaram as provas para casa? O que dizer desses “profissionais”? Estes sim acreditam deter o poder e a total “segurança” de que ia dar tudo certo.

E quem me garante que este ilícito não aconteceu em anos anteriores? Fica o questionamento. Porque não basta temer a falta de segurança pública, o que está na moda é não ter segurança com nada, nem mesmo com o ser humano. Já dizia o ditado: Confie, desconfiando.


CONQUISTA/OLIMPÍADAS RIO 2016

Mais que investimentos, a realização das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro concretiza um sonho dos brasileiros, uma grande conquista.

E foi por isso que vencemos a disputa pela sede. A vontade de ter as Olimpíadas ela primeira vez em terras sul-americanas, não somente entra para história do esporte mundial, como também, revigora o orgulho em ser brasileiro, a ideia que construímos de povo alegre, hospitaleiro e otimista.

Mais uma vez temos “data” para sermos felizes e esquecer os problemas. Só fazemos isso durante o Carnaval e em grandes eventos esportivos.

Dedetizamos a dengue, medicamos os sintomas da gripe, a gente vira credor do FMI para dizer que a economia acende, votamos em políticos com “Ficha Suja”, participamos da Marcha Mundial Pela Paz e Pela Não-Violência, praticamos assistencialismo e o mais importante fomentamos a educação. Mas a ideia é esta mesmo, esquecermos os problemas, o importante é alavancar o turismo, a geração de emprego e renda, a concretização de um sonho.

Mas isso não era para ser pensamento cotidiano? Não sou contra os benefícios que teremos com a realização das Olimpíadas Rio 2016, até “sonho” em estar lá. Também não sou pessimista ao ponto de torcer para que tudo dê errado.

A questão é o orçamento: 28,8 bilhões de reais devem ser totalmente bem empregados. Não quero pensar em desvios de verba, sucateamento ou superfaturamento... O que eu quero é compromisso. Principalmente com esse povo que se emociona tanto com a conquista de uma medalha, quanto com a ausência de um prato de comida.

Mas o que tudo isso tem e não tem em comum? Se a economia do Brasil caminha a passos largos, se já somos um país emergente e com o maior prestígio em todo o mundo, o que nos falta para sermos verdadeiramente grandes?

Faltam simplesmente muitas outras Conquistas. Necessitamos de novas Tecnologias em Segurança, sem se esquecer da Educação, Saúde, Cultura, Transporte, Lazer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário